Quem sou eu

Minha foto
Olá Pessoal! Me chamo Ana Paula e sou professora de História(Ensino Fundamental e Médio) e historiadora. Sou apaixonada por esta área do conhecimento. Gosto também de Filosofia, mas isso é uma outra história, por que o negócio aqui, agora é HISTÓRIA. A minha paixão pela História, a ajuda e incentivo dos meus alunos, me fez criar este espaço para aproximar mais a História dos alunos. Tentar fazer deste blog um lugar mais dinâmico e com mais tempo para discutirmos alguns assuntos que não dão tempo em sala de aula e que interessam a todos nós. Pretendo postar aqui assuntos que tenham a ver com temas trabalhados em sala de aula e outros que nem sempre são muito priorizados devido ao tempo, cronograma e/ou carga horária. Ao longo do blog vocês vão encontrar muitas coisas escritas por alunos, como alguns resumos, artigos, colunas, curiosidades, dicas de filmes, livros e muito mais. Pois a participação deles é muito importante, é o que move o blog. Abraço a todos.

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Woodstock


Nota do Blog: No mês de Agosto de 2009 comemoramos os 40 anos do maior festival de música de todos dos tempos, Woodstock, que marcou a história da música mundial, que reivindicava contra a cultura dominante da época, a política e a morte de muitos jovens na Guerra do Vietnã. Em comemoração a isso, dois alunos resolveram fazer um artigo falando um pouco do que foi esse festival de música.


Artigo:

Nos dias 15, 16 e 17 de Agosto de 1969, apenas um mês depois da famosa aterrissagem da Apollo 11 na lua, o mundo testemunhou outro passo gigante.

Dessa vez foi o festival Woodstock, no estado de Nova Iorque. Aproximadamente 500 mil pessoas convergiram para uma pequena cidade para três dias de música, lama, paz e amor.

O festival exemplificou a era hippie e a contracultura do final dos anos 60 e começo de 70. Trinta e dois dos mais conhecidos músicos da época apresentaram-se defronte a meio milhão de espectadores. Apesar de tentativas posteriores de emular o festival, o evento original provou ser único e lendário, reconhecido como uma dos maiores momentos na história da música popular.

Originalmente, o festival deveria ocorrer na pequena cidade de Woodstock, também no estado de Nova Iorque, onde moravam músicos como Bob Dylan, mas a população não aceitou, o que levou o evento para a pequena Bethel, a uma hora e meia de distância.

Quatro pessoas foram as responsáveis pela idéia que resultou no Woodstock: Artie Kornfeld, Michael Lang, John Roberts e Joel Rosenman. E a fazenda escolhida para o festival foi a do fazendeiro Max Yasgur.

O FESTIVAL

Aproximadamente 186,000 ingressos foram vendidos antecipadamente, e os organizadores estimaram um público de aproximadamente 200,000 pessoas. Não foi isso que aconteceu, no entanto. Mais de 500,000 pessoas compareceram, derrubando cercas e tornando o festival um evento gratuito.

Dos trinta e dois artistas e bandas importantes da época, podemos destacar Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jefferson Airplane, The Who, Grateful Dead, Country Joe & The Fish, Sly & The Family Stone e a novata banda do até então desconhecido Santana, que se consagrou e saiu de lá como uma lenda. Além da primeira apresentação de um dos primeiros supergrupos da história, o trio Crosby, Stills & Nash, com uma pequena ajuda de Neil Young.

Entre os problemas, o influxo repentino provocou congestionamentos imensos, bloqueando a Via Expressa do Estado de Nova York e eventualmente transformando Bethel em "área de calamidade pública". As instalações do festival não foram equipadas para providenciar saneamento ou primeiros-socorros para tal multidão, e centenas de pessoas se viram tendo que lutar contra mau tempo, racionamento de comida e condições mínimas de higiene. Houve também houve duas fatalidades registradas: a primeira resultado de uma provável overdose de heroína, e outra após um atropelamento de trator. Houve também dois partos registrados e quatro abortos.

Em 1970 foi lançado um documentário dirigido por Michael Wadleigh mostrando cenas e algumas apresentações do festival.

OS 3 DIAS DE MÚSICA

Sexta-Feira, 15 de Agosto

O festival abriu em clima bem hippie, reservado apenas para os artistas folk:

Como: Richie Havens, Swami Satchidananda (deu inovação ao festival), Sweetwater, The Incredible String Band, Bert Sommer, Tim Hardin, Ravi Shankar, Melanie, Arlo Guthrie e Joan Baez.

Um comentário:

  1. Duas performances inesquecíveis no festival:
    Hendrix solando na guitarra o Hino Nacional dos EUA e Joe Cocker cantando " With a little help from my frends", de Lennon e McCartney.

    ResponderExcluir