No dia 20, festeja-se em nosso Estado, esta marcante revolução que mudou a nossa história. E como bons gaúchos, não poderíamos deixar passar em branco. Então vamos relatar um pouco desta tão marcante batalha.
Deu seu início, na noite, do dia 19/09/1835, Bento Gonçalves (um dos líderes da Campanha) avançou com aproximadamente, 200 “farrapos” em nossa capital, Porto Alegre.
A causa deste avanço, era a revolta dos mesmos com a república, pois queriam províncias mais autônomas, unidas por uma república mais flexível. O outro grande fator a levar em consideração, e pode-se considerar o principal, era em função dos elevados impostos cobrados sobre os produtos de origens animais, couro, trigo e principalmente o charque feitos nas Estâncias, sobre o sal que era exportado e sobre a propriedade da terra.
Esta revolução durou, praticamente, 10 anos. Mas não houve vencedor e vencido. O tratado de paz foi assinado no Ponche Verde, pelo Barão de Caxias e o general Davi Canabarro, no dia 28/02/1845.
Foi a partir daí que conhecemos esses nossos heróis: Bento Gonçalves, Giuseppe e Anita Garibaldi, General Neto.
E a partir de então, passamos a reconhecer o quanto nossa história é, foi e sempre será de grande importância para o nosso tão amado Estado, o Rio Grande do sul.
É por isso que digo: “TCHÊ, COMO TENHO ORGULHO DE SER GAÚCHO!”.
Fonte: www.terragaucha.com.br
Por: Eliédina e Francine (2º Ano E.M.)

Nenhum comentário:
Postar um comentário